A conclusão de um TCC marca o desfecho de um estudo acadêmico. O estudante reúne os principais pontos pesquisados, analisando criticamente os resultados obtidos. Não se trata apenas de um fechamento textual, mas sim do resultado de um árduo trabalho e foco.
Este momento culmina o esforço científico com um texto claro e conciso. Nele, são apresentados os desdobramentos das ideias investigadas. O papel do orientador é vital, guiando o aluno por esse processo de forma fundamental.
Ter acesso a exemplos de conclusões prévias é crucial. A estrutura correta, abrangendo resumo, relevância do tema, resultados, conclusões e sugestões futuras, é essencial. A aplicação desses passos assegura a qualidade do trabalho.
A conclusão de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desempenha um papel central. O estudante sintetiza o tema, analisa os resultados e expressa as considerações finais. A estrutura correta nessa etapa promove clareza e objetividade.
Para redigir a conclusão do TCC, seguem-se etapas específicas:
A conclusão do TCC não deve conter novas informações. É uma síntese do trabalho, salientando que os resultados devem ser vistos como uma contribuição para o conhecimento, não uma verdade absoluta.
Ademais, é imprescindível a observância das normas da ABNT na formatação da conclusão. O título “Conclusão” deve ser incluído, e as seções numeradas conforme as diretrizes da associação.
Com este conhecimento sobre a estrutura da conclusão do TCC, é útil observar um exemplo bem elaborado. Isso ajuda a alcançar um bom resultado na finalização do trabalho acadêmico.
Na finalização de um trabalho acadêmico, usa-se “considerações finais” ou “conclusão”. A terminologia depende da norma da instituição. Considerações finais apontam resultado baseado somente na pesquisa. Enquanto isso, a conclusão sugere um encerramento absoluto do tema.
O cumprimento das normas da ABNT na conclusão é imprescindível. Isso abrange orientações sobre a formatação, como fonte, margens e seções numeradas.
Erros na conclusão devem ser evitados. Não se deve introduzir dados novos ou usar gráficos. A afirmação de verdades definitivas é desaconselhada. O foco deve ser nas questões pesquisadas, de forma clara e gramaticalmente correta. E, sobretudo, respeitar a margem para reflexão e estímulo a novos estudos.