Os projetos de extensão têm um papel fundamental no cenário da educação, pois permitem que a universidade se aproxime da comunidade e promova ações que transformam a realidade e beneficiam a sociedade. Através desses projetos, os estudantes e professores podem aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula em atividades práticas e significativas, colaborando para o desenvolvimento social, educacional e cultural das comunidades envolvidas. Nesta seção, apresentaremos exemplos de projetos de extensão que foram implementados com sucesso, mostrando a diversidade e importância dessas iniciativas.
O projeto Fórum Virtual da Educação Infantil tem como objetivo promover momentos de interação, discussão e debate sobre a organização e o trabalho pedagógico na educação infantil. O foco é problematizar as práticas educativas institucionalizadas que contribuem para o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças da creche e pré-escola.
O Fórum Virtual da Educação Infantil é uma iniciativa que busca incentivar a formação pedagógica na educação infantil e o aprimoramento das práticas educativas nesse contexto. Sob a coordenação da Profa. Maria José, o projeto proporciona uma plataforma de troca de experiências entre profissionais da área, promovendo a reflexão e a discussão sobre os desafios e melhores práticas na educação infantil.
“A educação infantil é uma etapa fundamental no desenvolvimento das crianças, e é necessário refletir constantemente sobre as práticas que adotamos nesse ambiente. O Fórum Virtual da Educação Infantil proporciona um espaço de diálogo e debate, onde podemos discutir e aprimorar as estratégias educativas, visando sempre o melhor para nossos alunos.” – Profa. Maria José
Nesse fórum, são abordadas diversas temáticas relacionadas à educação infantil, como a importância do brincar, o papel do educador na formação das crianças, a construção de currículos adequados à realidade dos estudantes, entre outros. Através dessas discussões, os participantes têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e aprofundar as reflexões sobre práticas educativas na educação infantil.
Além disso, o Fórum Virtual da Educação Infantil promove a troca de experiências entre profissionais, permitindo o compartilhamento de boas práticas, desafios e soluções encontradas na rotina pedagógica. Esse intercâmbio de ideias contribui para o enriquecimento profissional e para o aperfeiçoamento das práticas educativas na educação infantil.
Participar desse fórum possibilita uma formação pedagógica na educação infantil mais reflexiva e embasada, ampliando o repertório teórico e prático dos profissionais. O debate promovido pelo projeto permite a troca de conhecimentos entre pares, fortalecendo o trabalho coletivo e colaborativo na busca por uma educação de qualidade.
Para complementar a formação pedagógica, o projeto também disponibiliza materiais de estudo e referências bibliográficas sobre práticas educativas na educação infantil. Esses recursos auxiliam os participantes a aprofundar seus conhecimentos e embasar suas práticas com fundamentação teórica atualizada.
A participação no Fórum Virtual da Educação Infantil é uma oportunidade de se envolver em discussões relevantes sobre a formação pedagógica e as práticas educativas na educação infantil. Através dessa plataforma de debate, é possível aprimorar o trabalho realizado nas creches e pré-escolas, visando sempre o desenvolvimento integral das crianças.
O projeto Folhinha Aplicada é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento Multidisciplinar dos Anos Iniciais do Cepae/UFG. Seu objetivo é publicar um periódico bimestral com produções dos alunos da Educação Básica, como narrativas, poemas, relatos, desenhos, gráficos, vídeos e músicas.
O projeto estimula o exercício de autoria e a expressão em todas as modalidades da linguagem, abordando temáticas discutidas em sala de aula e de acordo com o interesse dos alunos. O periódico é disponibilizado online, para estudantes e professores da Educação Básica, e incentiva a produção literária e o desenvolvimento das habilidades de expressão dos alunos.
Seu principal objetivo é ser um canal de expressão dos estudantes, proporcionando um espaço para que possam compartilhar suas criações e se sentirem valorizados como autores. Além disso, o periódico também contribui para a formação leitora dos alunos, ao disponibilizar uma variedade de produções literárias para que possam conhecer e apreciar as diferentes formas de expressão.
O projeto Folhinha Aplicada é uma oportunidade única para que os alunos da Educação Básica desenvolvam suas habilidades de escrita e expressem sua criatividade por meio da produção literária. O periódico oferece um ambiente acolhedor para que os alunos sejam autores e conheçam o prazer de compartilhar suas histórias e ideias com outros leitores.
Através desse projeto, os alunos têm a chance de se sentir parte de um processo editorial, desde a seleção das produções até a diagramação e edição. Isso fortalece sua autoconfiança e incentiva o interesse pela leitura e escrita.
O projeto Folhinha Aplicada contribui para a formação integral dos alunos, promovendo o desenvolvimento de habilidades linguísticas, criativas e críticas. Além disso, ao publicar suas produções, os alunos ganham visibilidade e podem se orgulhar de suas conquistas literárias.
O projeto Folhinha Aplicada é um exemplo inspirador de projeto de extensão que incentiva a produção literária na educação básica, proporcionando aos alunos a oportunidade de experimentar e explorar a linguagem de maneira criativa e significativa.
Autor | Produção |
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Mariana | Poema |
André | Conto |
Carolina | Desenho |
Lucas | Vídeo |
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância realiza anualmente a Mesa Redonda “Diálogos Abertos sobre a Educação Infantil”. Esse projeto de extensão em educação física tem como objetivo promover discussões aprofundadas sobre o contexto histórico, político e econômico da educação infantil, destacando a importância da formação dos profissionais e a influência desses contextos na educação e no desenvolvimento das crianças.
Sob a coordenação da Profa. Bárbara Isabela, essa iniciativa tem se consolidado como um espaço de reflexão, debate e aprimoramento da educação infantil. Os diálogos estimulam a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, proporcionando uma visão crítica e integrada da educação física e infância.
Os estudos e pesquisas em educação física e infância desenvolvidos pelo grupo visam contribuir para o avanço do conhecimento nessa área, promovendo a construção de uma base sólida e fundamentada para práticas pedagógicas efetivas na educação infantil. Através desses diálogos abertos, os participantes são incentivados a refletir sobre suas práticas, compartilhar desafios e encontrar soluções inovadoras.
A importância desse projeto de extensão em educação física reside na sua contribuição para o aprimoramento da formação dos profissionais que atuam com a educação infantil, proporcionando-lhes uma visão ampla e atualizada sobre as questões que envolvem essa etapa da vida escolar. Além disso, os diálogos promovem uma maior compreensão das necessidades e potencialidades das crianças, ajudando a desenvolver práticas pedagógicas mais efetivas e inclusivas.
Através do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância, a universidade reafirma seu compromisso com a comunidade, ao proporcionar espaços de diálogo e reflexão que contribuem para a promoção de uma educação de qualidade e que valoriza o desenvolvimento integral das crianças.
O LUDENS é uma ação do Departamento de Matemática do CEPAE/UFG que tem como propósito despertar o interesse dos estudantes do ensino básico pela matemática. O projeto busca utilizar metodologias lúdicas como recursos didáticos para o ensino da matemática. Além disso, o projeto promove a discussão e a formação de professores sobre o uso dessas metodologias, contribuindo para a melhoria do ensino da matemática e o desenvolvimento do interesse dos estudantes pela disciplina.
Sob a coordenação da Profa. Luciana Rocha, o LUDENS tem sido uma importante iniciativa na promoção da matemática de forma lúdica e atrativa.
O projeto VEM CANTAR COM A GENTE tem como finalidade promover ações que favoreçam a ampliação do repertório musical das crianças da Educação Infantil. O projeto realiza parcerias com professores de música que desenvolvem pesquisas relacionadas à educação musical.
As ações incluem atividades práticas e teóricas que incentivam a vivência e a experimentação musical, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades musicais das crianças.
Sob a coordenação da Profa. Ana Rogéria, o projeto tem sido uma plataforma para a descoberta e a apreciação da música na infância.
O projeto VEM CANTAR COM A GENTE conta com a colaboração de professores de música especializados, que trazem expertise e conhecimentos atualizados sobre educação musical. Essa parceria permite o planejamento e a execução de atividades alinhadas com as necessidades e interesses das crianças, garantindo uma experiência musical enriquecedora e significativa.
Benefícios do projeto VEM CANTAR COM A GENTE: | Parceria com professores de música: |
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Desenvolvimento da percepção musical | Expertise e conhecimentos atualizados |
Aprimoramento das habilidades vocais e instrumentais | Atividades alinhadas com as necessidades e interesses das crianças |
Estímulo à criatividade e expressão artística | Experiência musical enriquecedora e significativa |
Fortalecimento do senso de pertencimento e identidade cultural | |
Promoção da integração social e trabalho em equipe |
“O VEM CANTAR COM A GENTE abriu um mundo de possibilidades musicais para as crianças da Educação Infantil. Através das atividades propostas, elas puderam experimentar diferentes ritmos, descobrir suas habilidades musicais e se expressar de forma única. A parceria com os professores de música trouxe um conhecimento especializado e inspirador, que contribuiu para ampliar ainda mais o repertório musical das crianças. É maravilhoso ver o entusiasmo e a alegria delas durante as apresentações musicais. O projeto é um verdadeiro sucesso!” – João, pai de uma criança participante do projeto.
O projeto Relações Intergeracionais busca estabelecer elos significativos entre crianças e pessoas idosas, promovendo diálogos mensais para criar uma ponte entre as diferentes gerações. O objetivo é incentivar o diálogo entre crianças e idosos, valorizando as experiências e saberes de cada geração.
Para realizar esse projeto, estabelecemos parcerias com instituições que atendem idosos próximas ao campus da universidade e com as famílias das crianças do Departamento de Educação Infantil do CEPAE. Dessa forma, podemos proporcionar um ambiente de convivência enriquecedor para ambos os lados, estabelecendo relações de afeto, respeito e troca de conhecimentos.
Sob a coordenação da Profa. Camila, o projeto visa construir elos entre gerações, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária e inclusiva. Através do diálogo e da convivência, as crianças têm a oportunidade de aprender com as vivências dos idosos, ao passo que estes se sentem valorizados e reconhecidos.
Pontos-chave | Vantagens |
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Criação de elos afetivos entre crianças e idosos | Fortalecimento dos laços familiares e comunitários |
Valorização das experiências e saberes de cada geração | Promoção de uma sociedade mais inclusiva e solidária |
Estímulo ao diálogo e à troca de conhecimentos | Desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais nas crianças |
Os exemplos apresentados demonstram a diversidade e importância dos projetos de extensão na prática educativa. Essas iniciativas possibilitam a aplicação prática do conhecimento acadêmico em prol da comunidade, promovendo a interação entre a universidade e a sociedade. Os projetos de extensão contribuem para o desenvolvimento social, educacional e cultural das comunidades envolvidas, além de proporcionar a formação cidadã dos estudantes.
Participar de um projeto de extensão universitária traz benefícios tanto para o aluno como para a comunidade, ampliando horizontes, desenvolvendo habilidades e promovendo mudanças positivas. O engajamento em projetos de extensão contribui para a formação integral dos estudantes, preparando-os para o mercado de trabalho e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.