Sumário TCC Pronto: Agilize sua Monografia!

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O sumário é um elemento pré-textual obrigatório em trabalhos acadêmicos, de acordo com a norma da ABNT NBR 14724. A ABNT também possui a norma NBR 6027 especificamente para falar sobre o sumário. Ele serve como um guia para que as pessoas saibam o que vão encontrar no texto e enumera as divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho de acordo com a página onde se encontram. A formatação do sumário deve seguir algumas regras, como o título “sumário” centralizado, seções e subseções com a mesma fonte, alinhamento à esquerda dos números das seções, e recomenda-se o uso de pontinhos para indicar a ligação entre títulos e páginas. É possível fazer o sumário nas normas da ABNT de forma rápida e automática, utilizando ferramentas populares como o Word e o Google Docs.

Principais pontos abordados neste artigo:

  • O que é um sumário?
  • Como fazer o sumário nas normas da ABNT?

O que é um sumário?

O sumário é uma parte essencial do trabalho acadêmico, servindo como um guia para os leitores. Ele lista as divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho de acordo com a página onde se encontram. Por ser obrigatório de acordo com a ABNT, há regras específicas de formatação a seguir.

Os títulos devem estar alinhados à esquerda, com números indicando as seções, e recomenda-se o uso de pontinhos para ligar os títulos às páginas. Os títulos primários devem ser em negrito e em caixa alta, os subtítulos apenas em negrito, e os outros títulos, como terciário e quaternário, devem seguir a escrita normal, sem negrito e apenas com a primeira letra maiúscula.

Exemplos de sumário nas normas da ABNT podem ser encontrados para melhor compreensão.

Como fazer o sumário nas normas da ABNT?

O sumário é uma das últimas coisas a serem feitas no trabalho acadêmico. Para facilitar o processo e agilizar a sua criação, é possível utilizar ferramentas populares como o Word e o Google Docs.

No Word, basta definir os títulos do texto utilizando os estilos “Título 1” e “Título 2” de forma adequada. Em seguida, é possível gerar o sumário automaticamente na aba “Referências”. O programa fará a numeração correta e atualizará automaticamente as páginas correspondentes aos títulos.

No Google Docs, o processo é um pouco diferente. É preciso selecionar os títulos e subtítulos do trabalho e alterar o estilo para “Título 1” e “Título 2”. Em seguida, é possível inserir o sumário por meio da opção “Índice” no menu “Inserir”. Assim como no Word, o sumário será atualizado automaticamente conforme o texto for sendo editado.

Além dessas opções, existem ferramentas como o Monografis que oferecem geradores de sumário, modelos prontos de exemplo e roteiros para a apresentação do trabalho. Com essas alternativas, é possível criar o sumário de acordo com as normas da ABNT de forma rápida e eficiente.

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